O DIREITO DO CONSUMIDOR E O PROCON

terça-feira, 17 de junho de 2008


O PROCON é o órgão estatal responsável por recepcionar as queixas dos consumidores e dar o seu devido encaminhamento , quando estes se vêem com problemas decorrentes das relações de consumo.

Nesse órgão, deveria haver um compromisso efetivo, nos termos da legislação em vigor, em zelar para que o consumidor que o buscasse , se sentisse já mesmo ao adentrar o órgão , amparado pelos procedimentos legais que regulam a matéria, vez que de conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, Lei 8078/90 cabe ao Estado, via da Política Nacional de Relações de Consumo, estatuída no art. 4º, I e II :

"Art. 4°-
I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo;
II - ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor" (grifo nosso).

A ação governamental, se faz pelo consumidor no mercado de consumo, e não contra as queixas e reclamos do consumidor, pelo óbice ao exercício dos seus direitos.

Após o encaminhamento, para que o reclamante possa finalmente ter direito ao atendimento, iniciam-se as exigências burocráticas, que emperram a eficiência exigida do serviço público, principalmente em se tratando de relações de consumo e despidas de fundamento legal, incongruentes com o princípio constitucional da legalidade, elementar ao Estado Democrático de Direito.

Talvez desconsiderando o estabelecido no Dec. 2.181/97, recrudesce o órgão Procon, nas exigências para o registro da reclamação.

O art. 34 do citado diploma legal, estatui:

"Art. 34: O consumidor poderá apresentar sua reclamação pessoalmente ou por telegrama, carta, telex, fax-símile, ou qualquer outro meio de comunicação, a qualquer dos órgãos oficiais de proteção e defesa do consumidor."

Se o texto legal é cristalino no sentido de desburocratizar, porque o órgão protetivo age em confronto com a legislação em vigor?

O consumidor, não pode e não deve ser obstado, salvo melhor juízo, pelo próprio Procon de registrar uma reclamação ou denúncia, por não dispor de uma cópia do documento de identidade, cuja apresentação do original, supre a exigência.Incumbe ao órgão investigar, levar a termo, tomar providências, enfim dar o sequenciamento determinado pelos mandamentos legais ao deslinde da controvérsia consumerista.

Além disso, o ônus da prova ante a verossimilhança da alegação do consumidor, é do fornecedor, do Reclamado, que deve se defender e se for o caso provar que cumpriu os ditames da lei, o que não pode ocorrer, e a reclamação ser obstada por exigências descabidas de servidores, em confronto com a legislação em vigor.

Exigir cópias xerográficas de documentos, desconsiderando o poder aquisitivo da maior parcela de clientes que buscam o órgão , é atentar contra o direito.

A Constituição Federal, no seu art. 2º, diz que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa , senão em virtude da lei".

Talvez , o cumprimento da lei, seja o que falta ao PROCON.

Fonte: Escritório Online

9 Comments:

liavida said...

oi...
Não sei se é exatamente aki que devo pedir sua ajuda...Mas gostaria que orientasse a respeito do meu caso...
Estou com uam divida de cartão de credito pendente e ao tentar parcelar a divida eçles querem parcelas muito altas ao qual não estou em condição de pagar no momento ai ele me dizem que vão mandar uma açõa judicial contra mim para que eu possa comparecer perante o juiz pra poder resolver ou acaretara em tomar meus béns isso poderá acontecer mesmo...Pode me ajudar se possivel pode me mandar uma email para liacristhy@yahoo.com.br

Poliana Silva said...

Ola boa tarde, fiz uma compra de roupas com uma mulher aqui do meu bairro ja tem uns meses , nao assinei nada e a primeira parcela que paguei ela tambem nao me deu recibo. Fiquei desempregada e essa mulher mesmo sabendo da minha situação fica me ligando e passando mensagens. Me cobrando, sei que meu dever é pagar minha conta. Mas essa mulher fica me defamando para as outras pessoas . Dizendo que sou má pagadora, enrrolada e etc,ja passei por muitos constrangimentos por causa disso.O que devo fazer nessa situação? Existe alguma via legal para resolver essa situação?

Unknown said...

Olá gostaria de saber, quando nos oferecem um curso porém não damos a certeza que queremos a pessoa quer mandar os materiais e eu recuso a receber pois não quero eles, a vendedora diz que não tem como cancelar o envio sendo qe ele ainda não foi feito, eles podem me cobrar por isso? O que fazer nessa situação se mais pra frente vierem me cobrar por algo qe não recebi?

Unknown said...

Eu perdi meu pai com 5 e agora tenho 17 e ele deixo uma pensão mais eu queria saber se condo fizer 18 eu vou ter dinheiro gardado no banco ???? Se vc pode me responder PV

Unknown said...

meu pai fez uma compra na casas Bahia na nota tem um valor só que o carnê com as parcelas tá no valor muito muito mais acima observação a compra foi feita hoje vcs pode me responder se isso é certo

Unknown said...

Oi preciso de informações contratei um empréstimo olline me pediram deposito de 280 reais por conta de um tal de seguro depositei me mandar um contrato assinei e envie ele mandaram o comprovante de uma suposta transferência mas teria sido bloqueado que gerou um tal tal de imposto governamentais que a receita federal enviou uma carta pra eles que eu teria que quita o valor de 555, e uns centavos pra desbloquear meu empréstimo. ..

Unknown said...

Isso é golpe ? Eu posso processar? Disseram que é uma imprensa idônea. *Dados maiores da Empresa:*

*CREDITO VITORINNI EMPRESTIMO*

*CNPJ:* 28.277.276/0001-30

Horário de atendimento:
De segunda à Sexta, das 08:30 às 18:00.

*ENDEREÇO:* Av. Maria Coelho Aguiar, 215 – Jardim São Luís - São Paulo – SP

*SITE:* https://www.creditovitorinni.com.br

Unknown said...

Tbm cai no golpe deles fiz quebra de contrato e pediram p aguarda um mes, dia 19 faz, mas acredito q não iram me pagar será que eu posso processar e como eu faço isso?

Unknown said...

Vc recebeu algo deles, te deram resposta